Ambiente de gestão de pessoas. Gestão estratégica de pessoas. Avaliação estratégica de pessoas. Capital intelectual da empresa. Gestão de pessoas por competências. Novas competências humanas e organizacionais. Gestão por competências e estratégia organizacional. Gerenciamento de conflitos.
Objetivo
Este componente curricular visa munir o gestor das competências e habilidades para gerenciar um departamento de recursos humanos, aplicando as técnicas e ferramentas mais modernas para a gestão de pessoas, seus talentos e competências.
Competências específicas
Unidade I – A gestão estratégica de pessoas
• Interpretar o papel da gestão de pessoas como um recurso estratégico da organização.
• Apontar para a importância do alinhamento das atividades de gestão de pessoas às diretrizes das organizações.
• Explicar o conceito de gestão por competências e discutir os seus impactos sobre a gestão de pessoas.
• Desenvolver o profissional para lidar com pessoas e administrá-las para alcançar objetivos e metas.
Unidade II – Capital intelectual e práticas gerenciais
• Interpretar o papel da avaliação de desempenho na gestão estratégica de pessoas da organização.
• Apontar para a importância do capital intelectual das organizações como fonte de recursos.
• Explicar a comunicação como ferramenta de gestão e a necessidade de reuniões bem elaboradas.
• Desenvolver o profissional para administrar o tempo e gerir de forma a ter um equilíbrio para não prejudicar a si e aos demais da empresa.
Unidade III – Gestão de pessoas por competências
• Interpretar o papel das competências na gestão de pessoas.
• Apontar para a importância da gestão de pessoas estratégica e gestão por competência.
• Explicar a diferença entre gestão por competências individuais, em equipe e na organização.
• Desenvolver o profissional para levantar e utilizar os dados do mapeamento das competências.
Unidade IV – Gestão organizacional por competências
• Interpretar os tipos de Gestão Estratégica.
• Apontar para a importância do desenvolvimento das competências.
• Explicar a diferença entre desenvolvimento de pessoal e treinamento na gestão corporativa.
• Desenvolver o profissional para levantar e utilizar os dados da gestão de risco e a imparcialidade do profissional na tomada de decisão.
Conteúdo programático
Unidade I – A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
• AMBIENTE DE GESTÃO DE PESSOAS
• IMPACTOS DO MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE PESSOAS
• GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
• SUBSISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS
Unidade II – CAPITAL INTELECTUAL E PRÁTICAS GERENCIAIS
• AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
• CAPITAL INTELECTUAL DA EMPRESA
• ORATÓRIA PARA APRESENTAÇÕES GERENCIAIS
• PLANEJAMENTO DE REUNIÕES
Unidade III – GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS
• GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS
• CONCEITO DE COMPETÊNCIA
• NOVAS COMPETÊNCIAS HUMANAS E ORGANIZACIONAIS
• MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS
Unidade IV – GESTÃO ORGANIZACIONAL POR COMPETÊNCIAS
• GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
• GESTÃO CORPORATIVA E O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS
• GERENCIAMENTO DE CONFLITOS
• PROFISSIONALISMO NAS DECISÕES ESTRATÉGICAS DE PESSOAS