Gestão de Recursos Humanos

Ambiente de gestão de pessoas. Gestão estratégica de pessoas. Avaliação estratégica de pessoas. Capital intelectual da empresa. Gestão de pessoas por competências. Novas competências humanas e organizacionais. Gestão por competências e estratégia organizacional. Gerenciamento de conflitos.

Objetivo

Este componente curricular visa munir o gestor das competências e habilidades para gerenciar um departamento de recursos humanos, aplicando as técnicas e ferramentas mais modernas para a gestão de pessoas, seus talentos e competências.

Competências específicas

Unidade I – A gestão estratégica de pessoas

• Interpretar o papel da gestão de pessoas como um recurso estratégico da organização.

• Apontar para a importância do alinhamento das atividades de gestão de pessoas às diretrizes das organizações.

• Explicar o conceito de gestão por competências e discutir os seus impactos sobre a gestão de pessoas.

• Desenvolver o profissional para lidar com pessoas e administrá-las para alcançar objetivos e metas.

Unidade II – Capital intelectual e práticas gerenciais

• Interpretar o papel da avaliação de desempenho na gestão estratégica de pessoas da organização.

• Apontar para a importância do capital intelectual das organizações como fonte de recursos.

• Explicar a comunicação como ferramenta de gestão e a necessidade de reuniões bem elaboradas.

• Desenvolver o profissional para administrar o tempo e gerir de forma a ter um equilíbrio para não prejudicar a si e aos demais da empresa.

Unidade III – Gestão de pessoas por competências

• Interpretar o papel das competências na gestão de pessoas.

• Apontar para a importância da gestão de pessoas estratégica e gestão por competência.

• Explicar a diferença entre gestão por competências individuais, em equipe e na organização.

• Desenvolver o profissional para levantar e utilizar os dados do mapeamento das competências.

Unidade IV – Gestão organizacional por competências

• Interpretar os tipos de Gestão Estratégica.

• Apontar para a importância do desenvolvimento das competências.

• Explicar a diferença entre desenvolvimento de pessoal e treinamento na gestão corporativa.

• Desenvolver o profissional para levantar e utilizar os dados da gestão de risco e a imparcialidade do profissional na tomada de decisão.

Conteúdo programático

Unidade I – A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

• AMBIENTE DE GESTÃO DE PESSOAS

• IMPACTOS DO MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE PESSOAS

• GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

• SUBSISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS

Unidade II – CAPITAL INTELECTUAL E PRÁTICAS GERENCIAIS

• AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

• CAPITAL INTELECTUAL DA EMPRESA

• ORATÓRIA PARA APRESENTAÇÕES GERENCIAIS

• PLANEJAMENTO DE REUNIÕES

Unidade III – GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS

• GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS

• CONCEITO DE COMPETÊNCIA

• NOVAS COMPETÊNCIAS HUMANAS E ORGANIZACIONAIS

• MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS

Unidade IV – GESTÃO ORGANIZACIONAL POR COMPETÊNCIAS

• GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

• GESTÃO CORPORATIVA E O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS

• GERENCIAMENTO DE CONFLITOS

• PROFISSIONALISMO NAS DECISÕES ESTRATÉGICAS DE PESSOAS