Análise e Pesquisa de Mercado

Objetivo

Este conteúdo visa preparar o profissional de marketing e ciências afins para diagnosticar o comportamento do consumidor sobre produtos e serviços, empregando metodologias de pesquisa de mercado.

Competências específicas

Unidade I – Estudo e preparação de pesquisas de mercado

  • Interpretar a estrutura de mercado e os procedimentos de pesquisa.
  • Identificar as metodologias para obtenção e preparação dos dados.
  • Reconhecer os tipos de pesquisa utilizados nas pesquisas de mercado.
  • Analisar os procedimentos de planejamento e definição da amostra.

Unidade II – Comportamento do consumidor

  • Interpretar como o comportamento do consumidor interfere no desenvolvimento das organizações.
  • Interpretar como se configura as demandas do consumidor e como interferem na oferta.
  • Identificar as variáveis para analisar e projetar as demandas.
  • Distinguir como o ambiente interfere no comportamento do consumidor.

Unidade III – Análise de mercado

  • Interpretar como funciona o mercado consumidor e organizacional.
  • Avaliar o funcionamento de compra organizacional e o como configura-se o processo de compra.
  • Identificar os níveis de segmentação de mercado.
  • Comparar o posicionamento da oferta e entender cada estágio do ciclo de vida do produto.

Unidade IV – Modelos, sistemas e mix de marketing

  • Interpretar como funciona o marketing no mundo atual.
  • Avaliar como se configura os componentes dos sistemas de marketing.
  • Conhecer o mix de marketing e como estes elementos colaboram com o planejamento empresarial e na definição de estratégias de mercado.
  • Comparar os métodos que as empresas adotam para realizar seus diagnósticos quanto a suas participações de mercado e de “market share”.

Conteúdo programático

Unidade I – Estudo e preparação de pesquisas de mercado

  • Introdução a pesquisa de mercado
  • Coleta e preparação das informações de pesquisa
  • Tipos de pesquisa
  • Planejamento e definição da amostra

Unidade II – Comportamento do consumidor

  • Introdução e descrição geral do comportamento do consumidor
  • Demandas do consumidor
  • Análise e projeção das demandas
  • Influências ambientais

Unidade III – Análise de mercado

  • Mercado consumidor e organizacional
  • Comportamento de compra organizacional
  • Segmentação de mercado
  • Posicionamento da oferta e o ciclo de vida do produto

Unidade IV – Modelos, sistemas e mix de marketing

  • Teoria e modelos de marketing
  • Sistemas de marketing
  • Mix de marketing
  • Participações de mercado