Objetivo
Este conteúdo disciplinar visa capacitar o profissional a desempenhar as funções de comprador, analista ou gestor de compras, aprendendo técnicas de negociação e de relacionamento com fornecedores e demais áreas da cadeia de suprimentos.
Competências específicas
Unidade I – Compras corporativas e o papel do comprador
- Formar uma opinião a respeito do quão importante é a área de compras no contexto empresarial.
- Descrever as atribuições do departamento de compras, suas rotinas e atividades.
- Contextualizar o departamento de compras no organograma, estudando sua relação com os outros departamentos no âmbito da cadeia de suprimentos.
- Contextualizar acerca do papel dos profissionais que integram o time de compras das empresas, suas atribuições, perfil e aspectos éticos.
Unidade II – O processo da compra
- Explicar o fluxo de uma compra, começando pelo processo de requisição de materiais e a solicitação de compra.
- Gerenciar fornecedores, lidando com as políticas de fornecimento, indicadores de avaliação de desempenho e técnicas cadastrais.
- Realizar as cotações, entendendo onde se encaixam e qual a importância do processo de negociação com fornecedores.
- Acompanhar o processo de finalização de compra até a entrega ou término do serviço.
Unidade III – A gestão das compras empresariais
- Definir a atividade de gerenciamento de compras, entendendo seu processo gerencial, desde os conceitos preliminares e objetivos até os vários perfis e categorias de gerenciamento de compras.
- Gerenciar a compra de serviços e administrar suas complexidades.
- Analisar e acompanhar contratos de fornecimento de produtos e serviços.
- Identificar os problemas mais comuns na área de compras, mensurando seus indicadores de desempenho.
Unidade IV – Processo, técnicas e estratégias de negociação
- Familiarizar-se com os conceitos e princípios fundamentais da negociação aplicada ao processo de compras.
- Engendrar estratégias eficazes de negociação.
- Interpretar o processo de negociação em compras.
- Aplicar as técnicas de negociação com fornecedores em um processo de compra.
Conteúdo programático
Unidade I – Compras corporativas e o papel do comprador
- A importância da área de compras
- As atribuições da área de compras
- O relacionamento da área de compras com outros setores
- O papel do profissional de compras
Unidade II – O processo da compra
- Requisição de materiais e solicitação de compra
- Gerenciamento de fornecedores
- Cotação e negociação
- Finalização da compra
Unidade III – A gestão das compras empresariais
- Processo de gerenciamento de compras
- Compra de serviços
- Análise e acompanhamento de contratos
- Desempenho em compras
Unidade IV – Processo, técnicas e estratégias de negociação
- Conceitos sobre negociação
- Estratégias de negociação
- Processo de negociação
- Técnicas de negociação