Gestão de Compras e Negociação

Objetivo

Este conteúdo disciplinar visa capacitar o profissional a desempenhar as funções de comprador, analista ou gestor de compras, aprendendo técnicas de negociação e de relacionamento com fornecedores e demais áreas da cadeia de suprimentos.

Competências específicas

Unidade I – Compras corporativas e o papel do comprador

  • Formar uma opinião a respeito do quão importante é a área de compras no contexto empresarial.
  • Descrever as atribuições do departamento de compras, suas rotinas e atividades.
  • Contextualizar o departamento de compras no organograma, estudando sua relação com os outros departamentos no âmbito da cadeia de suprimentos.
  • Contextualizar acerca do papel dos profissionais que integram o time de compras das empresas, suas atribuições, perfil e aspectos éticos.

Unidade II – O processo da compra

  • Explicar o fluxo de uma compra, começando pelo processo de requisição de materiais e a solicitação de compra.
  • Gerenciar fornecedores, lidando com as políticas de fornecimento, indicadores de avaliação de desempenho e técnicas cadastrais.
  • Realizar as cotações, entendendo onde se encaixam e qual a importância do processo de negociação com fornecedores.
  • Acompanhar o processo de finalização de compra até a entrega ou término do serviço.

Unidade III – A gestão das compras empresariais

  • Definir a atividade de gerenciamento de compras, entendendo seu processo gerencial, desde os conceitos preliminares e objetivos até os vários perfis e categorias de gerenciamento de compras.
  • Gerenciar a compra de serviços e administrar suas complexidades.
  • Analisar e acompanhar contratos de fornecimento de produtos e serviços.
  • Identificar os problemas mais comuns na área de compras, mensurando seus indicadores de desempenho.

Unidade IV – Processo, técnicas e estratégias de negociação

  • Familiarizar-se com os conceitos e princípios fundamentais da negociação aplicada ao processo de compras.
  • Engendrar estratégias eficazes de negociação.
  • Interpretar o processo de negociação em compras.
  • Aplicar as técnicas de negociação com fornecedores em um processo de compra.

Conteúdo programático

Unidade I – Compras corporativas e o papel do comprador

  • A importância da área de compras
  • As atribuições da área de compras
  • O relacionamento da área de compras com outros setores
  • O papel do profissional de compras

Unidade II – O processo da compra

  • Requisição de materiais e solicitação de compra
  • Gerenciamento de fornecedores
  • Cotação e negociação
  • Finalização da compra

Unidade III – A gestão das compras empresariais

  • Processo de gerenciamento de compras
  • Compra de serviços
  • Análise e acompanhamento de contratos
  • Desempenho em compras

Unidade IV – Processo, técnicas e estratégias de negociação

  • Conceitos sobre negociação
  • Estratégias de negociação
  • Processo de negociação
  • Técnicas de negociação