Definições de empreendedorismo: empreendedor (dono do próprio negócio) e intraempreendedor (construindo a sua carreira como funcionário). Características e perfil do empreendedor. Roteiro para abertura de uma empresa (empreendedor individual, micro e pequenas empresas, empresas de grande porte). Construção do plano de negócio. Fontes de financiamento.
Competências específicas
Unidade I
• Interpretar o conceito e o real sentido do que é ser um empreendedor.
• Explicar a lógica de um projeto de empreendedorismo.
• Identificar o perfil de um empreendedor.
• Apontar as ferramentas do empreendedor.
Unidade II
• Identificar e avaliar oportunidades de negócio.
• Interpretar a importância da pesquisa de mercado para redução do risco do negócio.
• Aplicar a análise de SWOT para avaliação do negócio.
• Aplicar a análise de ERRC para avaliação do produto a ser lançado ou repensado.
Unidade III
• Descrever o modelo de negócio por meio da metodologia Canvas.
• Explicar as técnicas de preparação e participação de pitches com investidores.
• Desenvolver o plano de projeto do negócio.
• Conduzir e gerenciar a implantação do negócio.
Unidade IV
• Explicar o processo de prospecção de recursos financeiros para o projeto de implantação e ciclo de vida do seu negócio.
• Identificar e discernir custos e despesas fixas e variáveis em um empreendimento.
• Estimar e estratificar as receitas bruta e líquida de um negócio, identificando e mensurando o custo do produto.
• Analisar a viabilidade econômica e financeira do negócio como um todo.
Conteúdo programático
Unidade I
• FUNDAMENTOS DE EMPREENDEDORISMO
• A LÓGICA DO EMPREENDEDORISMO
• O PERFIL DE UM EMPREENDEDOR
• AS FERRAMENTAS DO EMPREENDEDOR
Unidade II
• OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO
• PESQUISA DE MERCADO
• ANÁLISE DE SWOT
• ANÁLISE DE ERRC
Unidade III
• MODELO CANVAS
• PARTICIPANDO DE PITCHES
• PLANEJANDO O PROJETO
• IMPLANTANDO O PROJETO
Unidade IV
• PROSPECTANDO RECURSOS FINANCEIROS
• LIDANDO COM DESPESAS E CUSTOS
• LIDANDO COM RECEITAS
• VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA