Objetivo
Ao término deste componente curricular o aluno estará habilitado a aplicar o Código de Defesa do Consumidor (CDC) às várias situações de conflitos entre as empresas e seus clientes, com inúmeras aplicações para empresários, advogados e consumidores interessados em conhecer melhor quais são os seus direitos e deveres na relação de consumo.
Competências específicas
Unidade I – Fundamentos do direito do consumidor
- Compreender como se deu a evolução do direito do consumidor no brasil.
- Sintetizar as principais características do código de defesa do consumidor.
- Apresentar na forma de discussão as partes e o objeto das relações de consumo.
- Analisar o impacto da globalização na relação consumerista.
Unidade II – Da relação de consumo
- Definir os principais elementos da relação jurídica de consumo.
- Apontar os princípios básicos da relação de consumo.
- Conhecer quais os direitos básicos do consumidor.
- Avaliar de que maneira se dá a responsabilidade no código de defesa do consumidor.
Unidade III – Da proteção contratual
- Descrever a função social do contrato e sua importância.
- Analisar os principais aspectos do contrato de adesão.
- Conhecer as garantias e os prazos contratuais na relação de consumo.
- Identificar os principais aspectos e condições do direito de arrependimento.
Unidade IV – Das práticas abusivas
- Identificar quais cláusulas podem ser consideradas abusivas.
- Avaliar de que maneira se dá a responsabilidade do fornecedor na relação de consumo.
- Conhecer como funciona o banco de dados e o cadastro de inadimplentes no cdc.
- Analisar alguns casos práticos de abuso de direito consumerista.
Conteúdo programático
Unidade I – Fundamentos do direito do consumidor
- O direito do consumidor no brasil e sua evolução
- Características do código de defesa do consumidor
- Partes e objeto da relação de consumo
- O papel da globalização na relação consumerista
Unidade II – Da relação de consumo
- Elementos da relação jurídica de consumo
- Princípios básicos da relação de consumo
- Direitos básicos do consumidor
- A responsabilidade no cdc
Unidade III – Da proteção contratual
- A função social do contrato
- Do contrato de adesão
- Da garantia e dos prazos contratuais
- Sobre o direito de arrependimento
Unidade IV – Das práticas abusivas
- Das cláusulas abusivas
- Da responsabilidade do fornecedor
- Banco de dados e cadastro de inadimplentes no cdc
- Casos práticos de abuso de direito consumerista