Direito do Consumidor

Objetivo

Ao término deste componente curricular o aluno estará habilitado a aplicar o Código de Defesa do Consumidor (CDC) às várias situações de conflitos entre as empresas e seus clientes, com inúmeras aplicações para empresários, advogados e consumidores interessados em conhecer melhor quais são os seus direitos e deveres na relação de consumo.

Competências específicas

Unidade I – Fundamentos do direito do consumidor

  • Compreender como se deu a evolução do direito do consumidor no brasil.
  • Sintetizar as principais características do código de defesa do consumidor.
  • Apresentar na forma de discussão as partes e o objeto das relações de consumo.
  • Analisar o impacto da globalização na relação consumerista.

Unidade II – Da relação de consumo

  • Definir os principais elementos da relação jurídica de consumo.
  • Apontar os princípios básicos da relação de consumo.
  • Conhecer quais os direitos básicos do consumidor.
  • Avaliar de que maneira se dá a responsabilidade no código de defesa do consumidor.

Unidade III – Da proteção contratual

  • Descrever a função social do contrato e sua importância.
  • Analisar os principais aspectos do contrato de adesão.
  • Conhecer as garantias e os prazos contratuais na relação de consumo.
  • Identificar os principais aspectos e condições do direito de arrependimento.

Unidade IV – Das práticas abusivas

  • Identificar quais cláusulas podem ser consideradas abusivas.
  • Avaliar de que maneira se dá a responsabilidade do fornecedor na relação de consumo.
  • Conhecer como funciona o banco de dados e o cadastro de inadimplentes no cdc.
  • Analisar alguns casos práticos de abuso de direito consumerista.

Conteúdo programático

Unidade I – Fundamentos do direito do consumidor

  • O direito do consumidor no brasil e sua evolução
  • Características do código de defesa do consumidor
  • Partes e objeto da relação de consumo
  • O papel da globalização na relação consumerista

Unidade II – Da relação de consumo

  • Elementos da relação jurídica de consumo
  • Princípios básicos da relação de consumo
  • Direitos básicos do consumidor
  • A responsabilidade no cdc

Unidade III – Da proteção contratual

  • A função social do contrato
  • Do contrato de adesão
  • Da garantia e dos prazos contratuais
  • Sobre o direito de arrependimento

Unidade IV – Das práticas abusivas

  • Das cláusulas abusivas
  • Da responsabilidade do fornecedor
  • Banco de dados e cadastro de inadimplentes no cdc
  • Casos práticos de abuso de direito consumerista