Business Intelligence

Objetivo

Esta disciplina tem como objetivo munir o egresso do conhecimento acerca dos conceitos e aplicações tecnológicas de Business Intelligence (BI), conhecendo as principais ferramentas computacionais e sua relação com sistemas de gestão e as ferramentas de Data Warehouse e Data Mining.

Competências específicas

Unidade I – FUNDAMENTOS DO BUSINESS INTELLIGENCE

• Caracterizar e contextualizar o Business Intelligence.

• Contextualizar o Business Intelligence na gestão e otimização de processos.

• Entender como o Business Intelligence pode ser aplicado ao ambiente empresarial.

• Tipificar e categorizar os sistemas de gestão em business Intelligence, com destaque para os sistemas de gestão empresarial (ERP), sistemas de relacionamento com clientes (CRM) e os sistemas de modelagem de processos (BPM).

Unidade II – DATA WAREHOUSE

• Compreender o conceito dos metadados em um sistema de Data Warehouse.

• Entender a arquitetura e o funcionamento do Data Warehouse.

• Identificar as etapas de implantação do Data Warehouse em uma organização.

• Engendrar e aplicar o roteiro de modelagem ao processo de construção do Data Warehouse na organização.

Unidade III – DATA MINING

• Compreender o Data Mining, seus fundamentos conceituais e sua relevância no processo de mineração de dados.

• Entender o funcionamento do Data Mining e seu processo de mineração de dados.

• Identificar a aplicação do Data Mining nas diversas situações do contexto empresarial.

• Identificar os principais softwares utilizados para a implementação e operação do Data Mining, conhecendo seus requisitos e principais funcionalidades.

Unidade IV – IMPLANTAÇÃO DO BUSINESS INTELLIGENCE

• Estruturar e operacionalizar as etapas de implantação do Business Intelligence na organização.

• Identificar e compreender as demandas de projetos de Business Intelligence.

• Selecionar fontes de dados no processo de implantação do Business Intelligence.

• Identificar e aplicar as principais ferramentas ao processo de implantação e operação do Business Intelligence no ambiente corporativo.

Conteúdo programático

Unidade I – FUNDAMENTOS DO BUSINESS INTELLIGENCE

• O QUE É E PARA QUE SERVE O BUSINESS INTELLIGENCE

• OTIMIZANDO PROCESSOS COM BUSINESS INTELLIGENCE

• BUSINESS INTELLIGENCE APLICADO AOS NEGÓCIOS

• SISTEMAS DE GESTÃO PARA BI: ERP, CRM E BP

Unidade II – DATA WAREHOUSE

• O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS METADADOS

• ARQUITETURA E FUNÇÕES DO DATA WAREHOUSE

• IMPLANTANDO O DATA WAREHOUSE

• ROTEIROS DE MODELAGEM E SUAS APLICAÇÕES

Unidade III – DATA MINING

• DATA MINING: CONCEITO, ORIGEM E IMPORTÂNCIA

• FUNCIONALIDADES DO DATA MININIG

• DATA MINING NO AMBIENTE CORPORATIVO

• SOFTWARES E TECNOLOGIAS DE DATA MINING

Unidade IV – IMPLANTAÇÃO DO BUSINESS INTELLIGENCE

• IMPLANTANDO BUSINESS INTELLIGENCE NA ORGANIZAÇÃO

• PROJETOS DE BUSINESS INTELLIGENCE E SUAS NECESSIDADES

• FONTES DE DADOS PARA PROJETOS DE BUSINESS INTELLIGENCE

• FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE