Objetivo
Esta disciplina tem como objetivo munir o egresso do conhecimento acerca dos conceitos e aplicações tecnológicas de Business Intelligence (BI), conhecendo as principais ferramentas computacionais e sua relação com sistemas de gestão e as ferramentas de Data Warehouse e Data Mining.
Competências específicas
Unidade I – FUNDAMENTOS DO BUSINESS INTELLIGENCE
• Caracterizar e contextualizar o Business Intelligence.
• Contextualizar o Business Intelligence na gestão e otimização de processos.
• Entender como o Business Intelligence pode ser aplicado ao ambiente empresarial.
• Tipificar e categorizar os sistemas de gestão em business Intelligence, com destaque para os sistemas de gestão empresarial (ERP), sistemas de relacionamento com clientes (CRM) e os sistemas de modelagem de processos (BPM).
Unidade II – DATA WAREHOUSE
• Compreender o conceito dos metadados em um sistema de Data Warehouse.
• Entender a arquitetura e o funcionamento do Data Warehouse.
• Identificar as etapas de implantação do Data Warehouse em uma organização.
• Engendrar e aplicar o roteiro de modelagem ao processo de construção do Data Warehouse na organização.
Unidade III – DATA MINING
• Compreender o Data Mining, seus fundamentos conceituais e sua relevância no processo de mineração de dados.
• Entender o funcionamento do Data Mining e seu processo de mineração de dados.
• Identificar a aplicação do Data Mining nas diversas situações do contexto empresarial.
• Identificar os principais softwares utilizados para a implementação e operação do Data Mining, conhecendo seus requisitos e principais funcionalidades.
Unidade IV – IMPLANTAÇÃO DO BUSINESS INTELLIGENCE
• Estruturar e operacionalizar as etapas de implantação do Business Intelligence na organização.
• Identificar e compreender as demandas de projetos de Business Intelligence.
• Selecionar fontes de dados no processo de implantação do Business Intelligence.
• Identificar e aplicar as principais ferramentas ao processo de implantação e operação do Business Intelligence no ambiente corporativo.
Conteúdo programático
Unidade I – FUNDAMENTOS DO BUSINESS INTELLIGENCE
• O QUE É E PARA QUE SERVE O BUSINESS INTELLIGENCE
• OTIMIZANDO PROCESSOS COM BUSINESS INTELLIGENCE
• BUSINESS INTELLIGENCE APLICADO AOS NEGÓCIOS
• SISTEMAS DE GESTÃO PARA BI: ERP, CRM E BP
Unidade II – DATA WAREHOUSE
• O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS METADADOS
• ARQUITETURA E FUNÇÕES DO DATA WAREHOUSE
• IMPLANTANDO O DATA WAREHOUSE
• ROTEIROS DE MODELAGEM E SUAS APLICAÇÕES
Unidade III – DATA MINING
• DATA MINING: CONCEITO, ORIGEM E IMPORTÂNCIA
• FUNCIONALIDADES DO DATA MININIG
• DATA MINING NO AMBIENTE CORPORATIVO
• SOFTWARES E TECNOLOGIAS DE DATA MINING
Unidade IV – IMPLANTAÇÃO DO BUSINESS INTELLIGENCE
• IMPLANTANDO BUSINESS INTELLIGENCE NA ORGANIZAÇÃO
• PROJETOS DE BUSINESS INTELLIGENCE E SUAS NECESSIDADES
• FONTES DE DADOS PARA PROJETOS DE BUSINESS INTELLIGENCE
• FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE