Objetivo
Este conteúdo visa preparar o profissional de marketing e ciências afins para diagnosticar o comportamento do consumidor sobre produtos e serviços, empregando metodologias de pesquisa de mercado.
Competências específicas
Unidade I – Estudo e preparação de pesquisas de mercado
- Interpretar a estrutura de mercado e os procedimentos de pesquisa.
- Identificar as metodologias para obtenção e preparação dos dados.
- Reconhecer os tipos de pesquisa utilizados nas pesquisas de mercado.
- Analisar os procedimentos de planejamento e definição da amostra.
Unidade II – Comportamento do consumidor
- Interpretar como o comportamento do consumidor interfere no desenvolvimento das organizações.
- Interpretar como se configura as demandas do consumidor e como interferem na oferta.
- Identificar as variáveis para analisar e projetar as demandas.
- Distinguir como o ambiente interfere no comportamento do consumidor.
Unidade III – Análise de mercado
- Interpretar como funciona o mercado consumidor e organizacional.
- Avaliar o funcionamento de compra organizacional e o como configura-se o processo de compra.
- Identificar os níveis de segmentação de mercado.
- Comparar o posicionamento da oferta e entender cada estágio do ciclo de vida do produto.
Unidade IV – Modelos, sistemas e mix de marketing
- Interpretar como funciona o marketing no mundo atual.
- Avaliar como se configura os componentes dos sistemas de marketing.
- Conhecer o mix de marketing e como estes elementos colaboram com o planejamento empresarial e na definição de estratégias de mercado.
- Comparar os métodos que as empresas adotam para realizar seus diagnósticos quanto a suas participações de mercado e de “market share”.
Conteúdo programático
Unidade I – Estudo e preparação de pesquisas de mercado
- Introdução a pesquisa de mercado
- Coleta e preparação das informações de pesquisa
- Tipos de pesquisa
- Planejamento e definição da amostra
Unidade II – Comportamento do consumidor
- Introdução e descrição geral do comportamento do consumidor
- Demandas do consumidor
- Análise e projeção das demandas
- Influências ambientais
Unidade III – Análise de mercado
- Mercado consumidor e organizacional
- Comportamento de compra organizacional
- Segmentação de mercado
- Posicionamento da oferta e o ciclo de vida do produto
Unidade IV – Modelos, sistemas e mix de marketing
- Teoria e modelos de marketing
- Sistemas de marketing
- Mix de marketing
- Participações de mercado